Quadros para interpretação de Fontes Históricas
Componente curricular: História, 6º ano.
Currículo Paulista
Unidade Temática: História: tempo,
espaço e formas de
registros.
Habilidade: EF06HI02A Identificar a importância das fontes
históricas para a produção do saber histórico e
analisar o significado das fontes que originaram
determinadas formas de registro em sociedades
e épocas distintas.
Objeto do conhecimento: Formas de registro da história
e da produção do
conhecimento histórico.
Componente curricular: História, 1ª série.
Currículo Paulista
Unidade Temática: Categoria: tempo e espaço.
Habilidade: EM13CHS101 Identificar, analisar e
comparar diferentes fontes e narrativas
expressas em diversas linguagens, com
vistas à compreensão de ideias filosóficas e
de processos e eventos históricos,
geográficos, políticos, econômicos, sociais,
ambientais e culturais.
Objeto do conhecimento: Memória, cultura, identidade
e diversidade; A produção do
conhecimento histórico e
suas narrativas na origem
dos povos do Oriente Médio,
Ásia, Europa, América e
África.
Os quadros foram desenvolvidos para facilitar o trabalho com fontes históricas em sala de aula.
As questões apresentadas são gerais e essenciais para que os estudantes compreendam o passado descrito nas Fontes Históricas. Ele pode ser aplicado em qualquer série, desde o Ensino Fundamental - Anos Finais, até o Ensino Médio.
São dois quadros sendo:
Quadro 1: O que precisamos considerar ao analisar uma fonte histórica. Para auxiliar na interpretação das Fontes Históricas.
Quadro 2: Quadro para a análise de Fontes Histórica. Para auxiliar na análise das Fontes Históricas pelos estudantes.
Componente curricular: História
6º Ano
Habilidade: EF06HI02 Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros.
Objeto do conhecimento: Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.
1ª Série
Habilidade: EM13CHS101 Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Unidade Temática: Categoria: tempo e espaço.
Objeto do conhecimento: Memória, cultura, identidade e diversidade; A produção do conhecimento histórico e suas narrativas na origem dos povos do Oriente Médio, Ásia, Europa, América e África.
Baixe o PDF clicando em Quadros para interpretação de Fontes Históricas e tenha uma boa aula!
Comentários
Postar um comentário