Quadros para interpretação de Fontes Históricas

Quadros para interpretação de Fontes Históricas


Componente curricular: História, 6º ano.

Currículo Paulista

Unidade Temática: História: tempo, espaço e formas de registros.

Habilidade: EF06HI02A Identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

Objeto do conhecimento: Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.

Componente curricular: História, 1ª série.

Currículo Paulista

Unidade Temática: Categoria: tempo e espaço.

Habilidade: EM13CHS101 Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Objeto do conhecimento: Memória, cultura, identidade e diversidade; A produção do conhecimento histórico e suas narrativas na origem dos povos do Oriente Médio, Ásia, Europa, América e África.

Os quadros foram desenvolvidos para facilitar o trabalho com fontes históricas em sala de aula. 

As questões apresentadas são gerais e essenciais para que os estudantes compreendam o passado descrito nas Fontes Históricas. Ele pode ser aplicado em qualquer série, desde o Ensino Fundamental - Anos Finais, até o Ensino Médio.

São dois quadros sendo:

Quadro 1: O que precisamos considerar ao analisar uma fonte histórica. Para auxiliar na interpretação das Fontes Históricas.

O que precisamos considerar ao analisar uma fonte histórica?

Quadro 2: Quadro para a análise de Fontes Histórica. Para auxiliar na análise das Fontes Históricas pelos estudantes.

Quadro para a análise de fontes Histórica



Componente curricular: História

6º Ano
Habilidade: EF06HI02 Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas. 
Unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros.
Objeto do conhecimento: Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.

1ª Série
Habilidade: EM13CHS101 Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Unidade Temática: Categoria: tempo e espaço.
Objeto do conhecimento: Memória, cultura, identidade e diversidade; A produção do conhecimento histórico e suas narrativas na origem dos povos do Oriente Médio, Ásia, Europa, América e África. 

Baixe o PDF clicando em Quadros para interpretação de Fontes Históricas e tenha uma boa aula!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doug Lemov: aula nota 10 para a Seduc-SP

As Metodologias Ativas

Jogo: Rotas de Povoamento das Américas