Bem-vindos

A educação contemporânea está vivendo tempos de transformações: metodologias ativas, tecnologias digitais, habilidades socioemocionais, itinerários formativos etc.

Com tantas mudanças a formação continuada se tornou imprescindível, afinal de contas muitos docentes foram instruídos em um tempo em que estas palavras não faziam parte do vocabulário escolar.

Além dos novos vocabulários estamos vivenciando a implementação da BNCC e de novos currículos estaduais, além dos programas de Escola de Ensino Integral, Ensino Médio com habilitação técnica e muito mais, o que torna ainda mais desafiador o trabalho docente atualmente.

Neste contexto de transformações como fica o Ensino de História? Como as transformações afetam o saber docente? Será que podemos ministrar nossas aulas do mesmo jeito? Como proceder e encarar as mudanças?

O Ensino de História cumpre um papel essencial na formação cidadã e crítica dos estudantes e é essencial ter isso em mente ao entrarmos na sala de aula.

Desenvolver as habilidades, as competências sem perder a essência do papel da História no ser cidadão é mais fácil quanto o docente está cercado por subsídios teóricos e metodológicos antenados com a educação do século XXI.

Espero que todos se beneficiem dos materiais aqui publicados e que juntos possamos avançar rumo à melhoria do ensino.

Desde já agradeço, bons estudos a todos.

Postagens mais visitadas deste blog

Doug Lemov: aula nota 10 para a Seduc-SP

As Metodologias Ativas

Jogo: Rotas de Povoamento das Américas