Segmentação de mercado

Segmentação de mercado
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Atividade elaborada no âmbito do curso de Especialização em Administração da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na disciplina de Gestão de Marketing. Os personagens e a empresa mencionados no texto são inteiramente fictícios, utilizados apenas para fins didáticos.
 
Segmentação de mercado
 
Relatório da segmentação de mercado do produto Doce cola da empresa Bebida feliz:
 
A ampliação do mercado consumidor é um dos grandes desafios da empresa Bebida feliz, o que requer muita atenção do pessoal do marketing. A expansão do acesso ao produto em locais próximos aos consumidores garante as vendas, mas não necessariamente a expansão da marca. Para isso é imperativo uma análise aprofundada considerando as variáveis demográficas, geográficas, psicológicas e comportamentais. Em termos demográficos a Doce cola tem como público-alvo majoritário adultos entre 18 e 40 anos, sendo os indivíduos entre 18 e 25 anos os maiores consumidores o que representa uma grande fatia do mercado nacional. Os homens tendem a consumir a bebida dentro das academias já que muitas tem como ponto forte a musculação extrema, os popularmente conhecidos como “marombeiro”, pessoas que buscam construir um corpo excessivamente forte e definido. Já entre as mulheres há um consumo relativamente maior em ambientes esportivos leves, clubes de aeróbicas, yoga, hidroginásticas, dança entre outros. Em ambientes abertos como parques o consumo entre gênero é parecido, todavia há nestes lugares um seguimento pequeno que consomem a bebida de forma recreativa, indivíduos que não necessariamente praticam atividades físicas e são influenciados pelo sabor, pelos colegas e pelo preço. Com relação a renda são os que ganham acima de três salários-mínimos os maiores consumidores, é importante destacar que o recorte tem um aspecto peculiar: são os que conseguem bancar os custos com academias e materiais esportivos, seria interessante o marketing explorar esta relação. A renda dos consumidores levanta outra variável para as ações de marketing: a psicografia. O seguimento que possui a renda descrita tem condições de consumir um estilo de vida saudável e, geralmente, publicam em suas redes sociais valores ligados a esporte e saúde, aqui aconselho a empresa desenvolver ações de marketing digital com o apoio de database marketing para monitorar precisamente os hábitos dos consumidores e melhorar oferta. Quando a personalidade é notável que nossos consumidores escolhem o produto porque gostam de sua imagem ou porque acreditam que sua individualidade corresponde a ela. Eles observam um cartaz de propaganda de algum famoso, atleta, influencer ou celebridade, e espera quem a bebida molde seus corpos a imagem e semelhança de seus ídolo. Em termos geográficos nossa bebida é mais consumida em períodos quentes por ter como propósito a hidratação rápida, e são nas academias e parques onde o fluxo de vendas são mais significativos. No aspecto comportamental nossos consumidores relacionam a bebida com a saúde e bem-estar e esperam que a Doce cola não apenas hidrate como também proporcionem uma aparência atlética. Dentre os pontos levantados acima o segmento mais promissor para o produto seria as pessoas mais jovens, de 18 a 25 anos, que frequentam academias. As vantagens deste publico específico são: 1) tem renda superior a três salários-mínimos; 2) levam a sério a busca por um corpo perfeito; 3) procuram uma marca que idealize o sonho de um corpo perfeito; 4) consomem a bebida por necessitarem de hidratação rápida para continuar o treino; 5) geralmente este público são fiéis aos seus princípios, a busca por um corpo perfeito, e por isso as chances de fidelidade a marca são maiores.

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