Segmentação de mercado
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| Imagem do pixabay |
Segmentação de mercado
Relatório
da segmentação de mercado do produto Doce cola da empresa Bebida
feliz:
A ampliação do mercado
consumidor é um dos grandes desafios da empresa Bebida feliz, o que
requer muita atenção do pessoal do marketing. A expansão do acesso ao produto em
locais próximos aos consumidores garante as vendas, mas não necessariamente a
expansão da marca. Para isso é imperativo uma análise aprofundada considerando
as variáveis demográficas, geográficas, psicológicas e comportamentais. Em
termos demográficos a Doce cola tem como público-alvo majoritário
adultos entre 18 e 40 anos, sendo os indivíduos entre 18 e 25 anos os maiores
consumidores o que representa uma grande fatia do mercado nacional. Os homens
tendem a consumir a bebida dentro das academias já que muitas tem como ponto forte
a musculação extrema, os popularmente conhecidos como “marombeiro”, pessoas que
buscam construir um corpo excessivamente forte e definido. Já entre as mulheres
há um consumo relativamente maior em ambientes esportivos leves, clubes de
aeróbicas, yoga, hidroginásticas, dança entre outros. Em ambientes abertos como
parques o consumo entre gênero é parecido, todavia há nestes lugares um seguimento
pequeno que consomem a bebida de forma recreativa, indivíduos que não
necessariamente praticam atividades físicas e são influenciados pelo sabor,
pelos colegas e pelo preço. Com relação a renda são os que ganham acima de três
salários-mínimos os maiores consumidores, é importante destacar que o recorte tem
um aspecto peculiar: são os que conseguem bancar os custos com academias e
materiais esportivos, seria interessante o marketing explorar esta relação. A
renda dos consumidores levanta outra variável para as ações de marketing: a psicografia.
O seguimento que possui a renda descrita tem condições de consumir um estilo de
vida saudável e, geralmente, publicam em suas redes sociais valores ligados a
esporte e saúde, aqui aconselho a empresa desenvolver ações de marketing
digital com o apoio de database marketing para monitorar precisamente os
hábitos dos consumidores e melhorar oferta. Quando a personalidade é notável
que nossos consumidores escolhem o produto porque gostam de sua imagem ou
porque acreditam que sua individualidade corresponde a ela. Eles observam um
cartaz de propaganda de algum famoso, atleta, influencer ou celebridade, e
espera quem a bebida molde seus corpos a imagem e semelhança de seus ídolo. Em
termos geográficos nossa bebida é mais consumida em períodos quentes por
ter como propósito a hidratação rápida, e são nas academias e parques onde o
fluxo de vendas são mais significativos. No aspecto comportamental nossos
consumidores relacionam a bebida com a saúde e bem-estar e esperam que a Doce
cola não apenas hidrate como também proporcionem uma aparência atlética. Dentre
os pontos levantados acima o segmento mais promissor para o produto
seria as pessoas mais jovens, de 18 a 25 anos, que frequentam academias. As
vantagens deste publico específico são: 1) tem renda superior a três
salários-mínimos; 2) levam a sério a busca por um corpo perfeito; 3) procuram
uma marca que idealize o sonho de um corpo perfeito; 4) consomem a bebida por
necessitarem de hidratação rápida para continuar o treino; 5) geralmente este
público são fiéis aos seus princípios, a busca por um corpo perfeito, e por
isso as chances de fidelidade a marca são maiores.

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