As Competências Socioemocionais em CHS
Fruto de uma Educação Integral as Competências Socioemocionais são essenciais na educação do século XX, ela está presente na Nova BNCC e também no Currículo Paulista e são a chave para o desenvolvimento do Projeto de Vida dos estudantes e a redução das desigualdades de oportunidades. Na BNCC as Competências Socioemocionais estão nas 10 Competências Gerais e no Currículo Paulista elas fazem parte da concepção de Ensino Integral presente nas Escolas PEI.
No artigo Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying, a educação socioemocional é entendida como um “processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável”. O mesmo artigo explica que para isso ocorrer é necessário o desenvolvimento de cinco competências:
1. Autoconsciência: Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento.
2. Autogestão: Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.
3. Consciência social: Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.
4. Habilidades de relacionamento: Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.
5. Tomada de decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.
São exemplos de Competências Socioemocionais:
a) Saber reconhecer emoções;
b) Conhecer as próprias capacidades, fraquezas, personalidade, valores, crenças e motivações; c) Compreender como você é percebido e interpretado por outras pessoas;
d) Saber gerenciar emoções, pensamentos e comportamento;
e) Estabelecer metas, motivar-se e alcançar objetivos;
f) Apreciar a perspectiva dos outros;
g) Compreender normas e saber identificar oportunidades e recursos disponíveis;
h) Estabelecer e manter relações;
i) Gerenciar construtivamente problemas em relações.
Trabalhar as competências Socioemocionais na escola não é tarefa fácil mesmo porque seus resultados são muito difíceis de serem mensurados. Para tanto, são necessárias ações de longo prazo que devem ser trabalhadas nas dimensões individual e coletiva.
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As competências educacionais da Área de Ciências Humanas no Ensino Médio paulista
Na área de Ciências Humanas e Sociais (CHS), o estudante deve desenvolver seis competências específicas e um conjunto de habilidades ao longo do Ensino Médio. Essas competências específicas representam as aprendizagens que devem ser garantidas nesta etapa de ensino.
É importante ressaltar que o desenvolvimento dessas competências ocorre ao longo de toda a etapa do Ensino Médio, não se limitando a uma única aula ou semestre. No entanto, é durante as aulas que essa construção se efetiva, sendo fundamental manter sempre em mente as competências e habilidades esperadas.
O Currículo Paulista pressupõe uma intencionalidade educativa, não esperando que o estudante desenvolva simultaneamente todas as competências e habilidades. Embora cada docente trabalhe com diferentes objetos do conhecimento, é essencial ter em vista quais habilidades e competências se espera promover em um processo de ensino e aprendizagem intencional.
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Vejamos a seguir as 6 Competências educacionais do Currículo Paulista.
Competência 1: Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos com base na pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica (SÃO PAULO, 2020).
A competência 1 tem como aprendizagem o desenvolvimento da capacidade analítica de processos de diferentes naturezas (políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais).
As habilidades são: Compreender que a realidade social é construída pelas pessoas; Reconhecer que as mudanças são possíveis; Desenvolvimento acerca da vida em sociedade; Entender fenômenos políticos, sociais, ambientais e culturais como processos amplos que ocorrem na sociedade; Desnaturalizar o mundo e as relações sociais tal como estão colocadas.
Competência 2: Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nação (SÃO PAULO, 2020).
A competência 2 tem como objetivo compreensão da territorialidade e do papel geopolítico dos Estados-nação por meio das relações de poder que as determinam.
As habilidades são: Atentar que os territórios são construídos e reconstruídos historicamente, suas fronteiras são construções sociais e culturais decorrentes das relações de poder entre Estados e no interior; Entender que a ideia de fronteira é uma construção social, cultural temporal e simbólica, e que ela delimita relações de poder; Entender que os Estados Nacionais são o produto de processos históricos, sociais e culturais; Entender a dimensão política ligada à luta pelo poder; Refletir sobre as implicações da tecnologia na sociedade.
Competência 3: Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global (SÃO PAULO, 2020).
A competência 3 objetiva analisar e avaliar a relação da sociedade com a natureza em diferentes escalas (grupos, povos, sociedades) para propor alternativas que promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável (também em diferentes escalas: individual, local, regional, nacional e mundial).
As habilidades são: Compreender a forma como as sociedades se relacionam com o meio ambiente. Entender as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza, em diferentes pontos da cadeia de produção/consumo (produção, distribuição e consumo); Compreender valores a serem intencionalmente trabalhados a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável; Entender como as relações de produção, distribuição e consumo e sua relação com a consciência socioambiental; Capacidade de ter uma visão crítica do impacto das relações dos diferentes grupos entre si e com o meio ambiente e com isso mudar formas de consumo e adotar um consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
Competência 4: Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. (SÃO PAULO, 2020)
Na competência 4 compreendemos que em todas as sociedades humanas o trabalho é visto como uma das atividades essenciais que organizam as relações entre os indivíduos. O trabalho estabelece marcadores sociais: idade, gênero/sexo, raça/etnia, local nascimento, classe social.
As habilidades são: Compreender as relações de produção, do capital e do trabalho em diferentes contextos, territórios e culturas é a chave para entendermos a vida em sociedade; Compreender que cada sociedade organiza o trabalho de forma distinta; Entender que o trabalho está ligado a construção da desigualdade e de marcadores sociais da diferença seja por gênero, idade ou quaisquer outras características; É preciso desnaturalizar o olhar sobre as relações de trabalho e produção, mostrar que existem diferentes formas de organização do trabalho, da produção e do capital no mundo e que isso impacta a construção das sociedades, sua consolidação e transformação.
Competência 5: Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários e respeitando os direitos humanos (SÃO PAULO, 2020).
Na competência 5 o(a) professor(a) deve desenvolver intencionalmente com os estudantes os direitos humanos como valor que norteia o combate à injustiça, ao preconceito e à violência.
As habilidades são: Desenvolver os princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários; Estes valores devem atuar como norteadores do agir em sociedade; Combate a toda a forma de violência; Compreender que a violência pode se manifestar de diferentes formas (física, simbólica, psicológica etc; Combate às diversas formas de injustiça, preconceito e violência, que é a adoção de princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os direitos humanos.
Competência 6: Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (SÃO PAULO, 2020).
A competência 6 diz respeito às formas de agir em sociedade.
As habilidades são: Promove no estudante uma atuação qualificada em sociedade alinhada ao Projeto de Vida e a cidadania; Desenvolvimento de valores de autonomia, liberdade, consciência crítica e responsabilidade; Promover a participação crítica na sociedade, ações com base em valores; Desenvolvimento da autoconsciência.
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