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| Imagem do pixabay |
Atividade elaborada no âmbito do
curso de Especialização em Administração da Universidade do Oeste Paulista
(Unoeste), na disciplina de Gestão de Marketing. Os personagens e a empresa
mencionados no texto são inteiramente fictícios, utilizados apenas para fins
didáticos.
Inovação
Estratégica
Relatório de proposta de inovação
e do produto Doce cola da empresa Bebida feliz:
Embora a bebida
Doce cola tenha uma boa aceitação
pelo público consumidor é necessário que a empresa mantenha a marca atualizada
seja com novos produtos, embalagens diferenciadas ou serviços inovadores. Como
foi analisado em relatórios posteriores (
Análise do Comportamento do Consumo)
nossos consumidores são adultos de 18 a 40 anos, esportistas amadores, em
especial a faixa de 18 a 25 anos frequentadores de academias, “o universo
maromba”. Tal público consome nossos produtos no pós-treino para hidratação
rápida e, como demostrado no relatório da segmentação de mercado (
Segmentaçãode mercado) eles possuem características específicas como: 1) renda
superior a 3 (três) salários mínimos; 2) consomem um estilo de vida saudável;
3) gostam de seguir e publicar em suas redes sociais temas relacionados a
esporte e saúde e acompanharem celebridades/influencers do universo em questão;
5) frequentam academias e adoram que nossa bebida transmite a ideia de que
todos são (ou podem ser) atletas. Entre as
propostas de melhorias
destaco três sendo: 1) a embalagem deve sofrer alteração, de plástico para papel
semelhante as das caixas de leite, embora possa aumentar levemente o custo de
produção a emprega ganha pontos no quesito reciclagem, o que contribui para um
marketing verde voltado para o meio ambiente. 2) o design precisa ser mais
atraente com visual moderno e esportivo sobretudo nos rótulos para torná-los
mais chamativos. É através da embalagem que o consumidor se interage com o
produto, pois é ela que proporciona a experiencia do toque e por isso é
fundamental uma embalagem anatômica, funcional e chamativa. Esta ação deve ser
expandida para as geladeiras fornecidas aos vendedores, elas precisam ser sedutoras,
transmitir a ideia de saúde e bem-estar e, acima de tudo, se destacar das
demais. Um exemplo a ser seguido é a marca de cerveja Elsenbach cuja geladeira
exibe em alto-relevo a frente de uma locomotiva, símbolo da cerveja. Esse
diferencial destaca a marca e transmite a ideia de uma nova experiência de
consumo, como se o produto fosse totalmente inédito. Em relação as
estratégias
de comunicação e posicionamento vejo a necessidade de reformular a
identidade da marca. De início a empresa apostou nos adultos entre 18 a 40 anos
e agora concentra esforços nos adultos de 18 a 25 anos frequentadores de academias.
É imperativo a redefinição dos valores e missão da
Bebida feliz,
precisamos investir mais na ideia de saúde e bem-estar vinculando-os a academia.
Uma forma de fazer é criar eventos como competições e desafios em academias para
reforçar as ações de marketing, inclusive sugiro que o evento seja transmitido
nas redes sociais da empresa como se fosse um reality show. Outro ponto a ser
destacado é a relação com o cliente pós consumo. Por ser algo consumido de
forma rápida (após beber a embalagem é descartada) como criar uma interação com
o consumidor? Uma ideia é disponibilizar um Qr Code onde nosso público teria
acesso aos demais produtos da empresa e a uma pesquisa de satisfação, o que
permitiria gerar dados relevantes para a melhoria do produto. Além disso, o Qr Code
pode levar aos usuários conhecimentos sobre saúde e bem-estar, dicas de
treinos, materiais esportivos, informações sobre celebridades/influencers do
mundo esportivos entre outros temas do “universo maromba”. Acredito que assim conseguiremos
estabelecer um vínculo melhor e duradouro para com os nossos clientes. O
investimento nessas adequações são uma excelente
justificativa para um
avanço nas vendas. Acredito que assim conseguiremos estabelecer um vínculo
melhor e duradouro para com os nossos clientes. Acredito que, dessa forma,
conseguiremos estabelecer um vínculo melhor e mais duradouro com nossos
clientes. O investimento nessas inovações é uma excelente justificativa para um
avanço nas vendas. Embora singelas, elas contribuem para o crescimento da marca.
Uma geladeira atrativa que se destaca entre as demais e ainda decora a academia
atrai mais vendedores, o que leva a mais pontos de venda. Uma embalagem mais
reciclável atrai publicidade positiva por demonstrar responsabilidade
ambiental. Um rótulo sedutor, onde o consumidor tem acesso a um universo de
possibilidades, contribui para transformar a Doce Cola em algo muito maior que
uma simples bebida de hidratação.
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