Inovação Estratégica

Inovação Estratégica
Imagem do pixabay

Atividade elaborada no âmbito do curso de Especialização em Administração da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na disciplina de Gestão de Marketing. Os personagens e a empresa mencionados no texto são inteiramente fictícios, utilizados apenas para fins didáticos.
 
Inovação Estratégica
 
Relatório de proposta de inovação e do produto Doce cola da empresa Bebida feliz:
 
Embora a bebida Doce cola tenha uma boa aceitação pelo público consumidor é necessário que a empresa mantenha a marca atualizada seja com novos produtos, embalagens diferenciadas ou serviços inovadores. Como foi analisado em relatórios posteriores (Análise do Comportamento do Consumo) nossos consumidores são adultos de 18 a 40 anos, esportistas amadores, em especial a faixa de 18 a 25 anos frequentadores de academias, “o universo maromba”. Tal público consome nossos produtos no pós-treino para hidratação rápida e, como demostrado no relatório da segmentação de mercado (Segmentaçãode mercado) eles possuem características específicas como: 1) renda superior a 3 (três) salários mínimos; 2) consomem um estilo de vida saudável; 3) gostam de seguir e publicar em suas redes sociais temas relacionados a esporte e saúde e acompanharem celebridades/influencers do universo em questão; 5) frequentam academias e adoram que nossa bebida transmite a ideia de que todos são (ou podem ser) atletas. Entre as propostas de melhorias destaco três sendo: 1) a embalagem deve sofrer alteração, de plástico para papel semelhante as das caixas de leite, embora possa aumentar levemente o custo de produção a emprega ganha pontos no quesito reciclagem, o que contribui para um marketing verde voltado para o meio ambiente. 2) o design precisa ser mais atraente com visual moderno e esportivo sobretudo nos rótulos para torná-los mais chamativos. É através da embalagem que o consumidor se interage com o produto, pois é ela que proporciona a experiencia do toque e por isso é fundamental uma embalagem anatômica, funcional e chamativa. Esta ação deve ser expandida para as geladeiras fornecidas aos vendedores, elas precisam ser sedutoras, transmitir a ideia de saúde e bem-estar e, acima de tudo, se destacar das demais. Um exemplo a ser seguido é a marca de cerveja Elsenbach cuja geladeira exibe em alto-relevo a frente de uma locomotiva, símbolo da cerveja. Esse diferencial destaca a marca e transmite a ideia de uma nova experiência de consumo, como se o produto fosse totalmente inédito. Em relação as estratégias de comunicação e posicionamento vejo a necessidade de reformular a identidade da marca. De início a empresa apostou nos adultos entre 18 a 40 anos e agora concentra esforços nos adultos de 18 a 25 anos frequentadores de academias. É imperativo a redefinição dos valores e missão da Bebida feliz, precisamos investir mais na ideia de saúde e bem-estar vinculando-os a academia. Uma forma de fazer é criar eventos como competições e desafios em academias para reforçar as ações de marketing, inclusive sugiro que o evento seja transmitido nas redes sociais da empresa como se fosse um reality show. Outro ponto a ser destacado é a relação com o cliente pós consumo. Por ser algo consumido de forma rápida (após beber a embalagem é descartada) como criar uma interação com o consumidor? Uma ideia é disponibilizar um Qr Code onde nosso público teria acesso aos demais produtos da empresa e a uma pesquisa de satisfação, o que permitiria gerar dados relevantes para a melhoria do produto. Além disso, o Qr Code pode levar aos usuários conhecimentos sobre saúde e bem-estar, dicas de treinos, materiais esportivos, informações sobre celebridades/influencers do mundo esportivos entre outros temas do “universo maromba”. Acredito que assim conseguiremos estabelecer um vínculo melhor e duradouro para com os nossos clientes. O investimento nessas adequações são uma excelente justificativa para um avanço nas vendas. Acredito que assim conseguiremos estabelecer um vínculo melhor e duradouro para com os nossos clientes. Acredito que, dessa forma, conseguiremos estabelecer um vínculo melhor e mais duradouro com nossos clientes. O investimento nessas inovações é uma excelente justificativa para um avanço nas vendas. Embora singelas, elas contribuem para o crescimento da marca. Uma geladeira atrativa que se destaca entre as demais e ainda decora a academia atrai mais vendedores, o que leva a mais pontos de venda. Uma embalagem mais reciclável atrai publicidade positiva por demonstrar responsabilidade ambiental. Um rótulo sedutor, onde o consumidor tem acesso a um universo de possibilidades, contribui para transformar a Doce Cola em algo muito maior que uma simples bebida de hidratação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade a formação da América Portuguesa

Doug Lemov: aula nota 10 para a Seduc-SP

Caça-palavras Roma Antiga