Análise do Comportamento do Consumo
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| Imagem do pixabay |
Atividade elaborada no âmbito do curso de Especialização em
Administração da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na disciplina de
Gestão de Marketing. Os personagens e a empresa mencionados no texto são
inteiramente fictícios, utilizados apenas para fins didáticos.
Análise do Comportamento do Consumo
Relatório de venda do produto Doce cola da empresa
Bebida feliz
A bebida Doce cola é composta por frutas, sais
minerais, água entre ouros elementos energéticos e sua função no organismo é a hidratação
rápida. O produto transmite a ideia de
força, agilidade e juventude a quem consome e o seu público-alvo são pessoas
que perdem líquido com frequência e precisam de reposição rápida, como atletas,
trabalhadores que operam em ambientes quentes, doentes que necessitam de
hidratação etc. A empresa tem como principal consumidores os atletas amadores
com idades entre 18 anos a 40 anos, nicho de mercado que onde está concentrado a
campanha de marketing. Este público em particular possui um comportamento de consumo integrante: frequenta academias, praticam
exercícios ao ar livre, compram equipamentos esportivos, consultam sites
divulgadores de esportes, acompanham treinos de celebridades nas redes sociais.
Entre as motivações para a compra estão: 1) o sentimento de
pertencimento ao grupo, em sua maioria atletas amadores tem seu comportamento
influenciado por outros atores, celebridades, influenciadores, atletas
profissionais; 2) a relação entre amigos, quando um consome e fala bem do
produto as chances de consumo aumentam; 3) a facilidade em adquirir o produto e
o preço acessível. Entre os fatores que influenciam a decisão de compra
destacam: 1) psicológico: quando alguns influenciadores, atletas e celebridades
sejam eles esportistas ou não, aparecem bebendo a Doce cola as
oportunidades de venda ampliam, pois o consumidor que aproximar sua
imagem/comportamento a alguém admirável. É comum, por exemplo, pessoas
comprarem uma determinada marca de chuteira para ter sua imagem próxima a de um
jogador de futebol famoso. Aqui ressalto o marketing digita, sugiro que a
empresa que faça uma varredura nas redes sociais a fim de identificar os
influenciadores que falam diretamente com o público-alvo; 2) social: a relação
de amizade e/ou parentesco contribui muito para as vendas, arrisco a dizer que
é mais potente que o impacto causado por celebridades. Em geral as pessoas,
sobretudo no Brasil, têm seus comportamentos de consumo influenciado por pessoas
próximas, porque a relação de proximidade e confiança presente em uma amizade é
extremamente forte, afinal de contas um amigo não vai prejudicar o outro.
Assim, quando o produto consegue ser consumido por um indivíduo de um grupo as
chances dos demais consumirem são boas. É importante lembrar que estamos em uma
era de “consumo de bolhas” e não mais do “consumo de massa”, o produto pode ter
dificuldades para entrar em uma bolha, mas após entrar praticamente dos da
bolha passam a consumi-lo; 3) preço, os produtos da empresa precisam estar em
locais de fácil acesso como academias, clubes e varejos próximos aos parques,
locais onde pessoas costumam realizar atividades físicas. Além disso, os preços
devem ser acessíveis, nem tão baratos quanto uma garrafa de água nem tão caros
quando os das concorrentes. Acerca dos hábitos de consumo, o público da Doce
cola a consome quando realizadas atividades físicas, especialmente no final
da tarde e começo da noite, pós trabalho, horário comum para a prática de atividades
físicas. A bebida é majoritariamente vendida em varejos, mas sugiro que a Bebida
feliz estenda a oferta para academias e clubes através de parcerias de
divulgação. Por exemplo, fornecendo geladeiras para o armazenamento da bebida
por um prazo determinado, e que pode ser estendido, para que a Doce cola
chegue a mais consumidores.

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