Análise do Comportamento do Consumo

Análise do Comportamento do Consumo
Imagem do pixabay


Atividade elaborada no âmbito do curso de Especialização em Administração da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), na disciplina de Gestão de Marketing. Os personagens e a empresa mencionados no texto são inteiramente fictícios, utilizados apenas para fins didáticos.
 
Análise do Comportamento do Consumo
 
Relatório de venda do produto Doce cola da empresa Bebida feliz
 
A bebida Doce cola é composta por frutas, sais minerais, água entre ouros elementos energéticos e sua função no organismo é a hidratação rápida. O produto transmite a ideia de força, agilidade e juventude a quem consome e o seu público-alvo são pessoas que perdem líquido com frequência e precisam de reposição rápida, como atletas, trabalhadores que operam em ambientes quentes, doentes que necessitam de hidratação etc. A empresa tem como principal consumidores os atletas amadores com idades entre 18 anos a 40 anos, nicho de mercado que onde está concentrado a campanha de marketing. Este público em particular possui um comportamento de consumo integrante: frequenta academias, praticam exercícios ao ar livre, compram equipamentos esportivos, consultam sites divulgadores de esportes, acompanham treinos de celebridades nas redes sociais. Entre as motivações para a compra estão: 1) o sentimento de pertencimento ao grupo, em sua maioria atletas amadores tem seu comportamento influenciado por outros atores, celebridades, influenciadores, atletas profissionais; 2) a relação entre amigos, quando um consome e fala bem do produto as chances de consumo aumentam; 3) a facilidade em adquirir o produto e o preço acessível. Entre os fatores que influenciam a decisão de compra destacam: 1) psicológico: quando alguns influenciadores, atletas e celebridades sejam eles esportistas ou não, aparecem bebendo a Doce cola as oportunidades de venda ampliam, pois o consumidor que aproximar sua imagem/comportamento a alguém admirável. É comum, por exemplo, pessoas comprarem uma determinada marca de chuteira para ter sua imagem próxima a de um jogador de futebol famoso. Aqui ressalto o marketing digita, sugiro que a empresa que faça uma varredura nas redes sociais a fim de identificar os influenciadores que falam diretamente com o público-alvo; 2) social: a relação de amizade e/ou parentesco contribui muito para as vendas, arrisco a dizer que é mais potente que o impacto causado por celebridades. Em geral as pessoas, sobretudo no Brasil, têm seus comportamentos de consumo influenciado por pessoas próximas, porque a relação de proximidade e confiança presente em uma amizade é extremamente forte, afinal de contas um amigo não vai prejudicar o outro. Assim, quando o produto consegue ser consumido por um indivíduo de um grupo as chances dos demais consumirem são boas. É importante lembrar que estamos em uma era de “consumo de bolhas” e não mais do “consumo de massa”, o produto pode ter dificuldades para entrar em uma bolha, mas após entrar praticamente dos da bolha passam a consumi-lo; 3) preço, os produtos da empresa precisam estar em locais de fácil acesso como academias, clubes e varejos próximos aos parques, locais onde pessoas costumam realizar atividades físicas. Além disso, os preços devem ser acessíveis, nem tão baratos quanto uma garrafa de água nem tão caros quando os das concorrentes. Acerca dos hábitos de consumo, o público da Doce cola a consome quando realizadas atividades físicas, especialmente no final da tarde e começo da noite, pós trabalho, horário comum para a prática de atividades físicas. A bebida é majoritariamente vendida em varejos, mas sugiro que a Bebida feliz estenda a oferta para academias e clubes através de parcerias de divulgação. Por exemplo, fornecendo geladeiras para o armazenamento da bebida por um prazo determinado, e que pode ser estendido, para que a Doce cola chegue a mais consumidores.

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