Treinamento 4como: a apaixonados pelo seu pet
![]() |
| Imagem do pixabay |
Atividade elaborada no âmbito do
curso de Especialização em Administração da Universidade do Oeste Paulista
(Unoeste), na disciplina de Empreendedorismo. Os personagens e a empresa
mencionados no texto são inteiramente fictícios, utilizados apenas para fins
didáticos.
Produto: Treinamento
4como: a apaixonados pelo seu pet
Produtor: Carlos Eduardo
1. Identificação do problema
Produtor: Carlos Eduardo
No Brasil, a população de felinos cresceu nas últimas décadas, conforme aponta o Censo Pet IPB de 2022. O número de felinos em lares brasileiros subiu de 25,6 milhões em 2020 para 27,1 milhões em 2021, com uma estimativa de crescimento de 2,5% nos próximos anos. Essa tendência acompanha a expansão do mercado pet, que, no primeiro semestre de 2023, registrou faturamento de R$ 68,4 bilhões—um aumento de R$ 8,2 bilhões em comparação com 2022.
Os dados dos portais Royal Canin e do Ministério da Agricultura e Pecuária indicam que o setor tem um faturamento sólido e boas perspectivas de crescimento. No entanto, os empreendedores enfrentam desafios específicos. Segundo o portal Robert Half, o mercado pet fechou 2023 com 3,3 milhões de pessoas empregadas no setor, um aumento de 6,5% em relação a 2022. Entretanto, a falta de profissionalização é um gargalo enfrentado por muitas empresas e pet shops. Grande parte dos empregados possui pouco ou nenhum treinamento em áreas essenciais, como vendas, fidelização de clientes, visão estratégica e inovação em marketing, fatores cruciais para superar a concorrência acirrada.
O treinamento de pessoal para atuar no setor de pet shops não é novidade, sendo comum redes de varejo adotarem seus próprios métodos. No site da Pet Shop Control, são oferecidas diversas dicas e planejamentos para gestão de negócios e pessoas. O foco do treinamento da empresa está na fidelização de clientes, baseada nos seguintes princípios:
· Cadastro atualizado;
·Atendimento facilitado;
·Identidade visual;
·Relacionamento próximo;
·Segmentação de clientes;
·Uso de tecnologia.
Embora eficiente, o mundo dos negócios exige constante
inovação. Por isso, propomos um novo modelo de treinamento para profissionais
do setor.
3. Proposta de solução
Ao analisar o treinamento oferecido pela Pet Shop Control, percebemos que ele prioriza a fidelização do cliente, sem um enfoque na sua humanização. É inegável que ampliar a clientela impacta positivamente as vendas, mas para os pequenos pet shops, que não possuem preços competitivos como as grandes redes, o atendimento diferenciado pode ser um fator essencial.
Nossa proposta é desenvolver um aplicativo de treinamento autoinstrucional, uma abordagem comum na educação de jovens e adultos. O app será baseado nas seguintes estratégias pedagógicas:
·Como lidar com clientes de forma empática e eficaz;
·Como conhecer os hábitos e preferências dos pets;
·Como criar ambientes confortáveis para tutores e animais;
·Como explicar procedimentos de forma acessível.
O modelo será batizado como Treinamento 4Como: Apaixonados
pelo seu Pet. No aplicativo, cada um desses tópicos será ensinado por
meio de situações-problema, com vídeos, questões e textos que simulam desafios
reais enfrentados no cotidiano de um pet shop. Além disso, o treinamento
contará com um modelo educacional gamificado, tornando o aprendizado mais
atrativo.
A humanização no atendimento pet melhora não apenas a experiência dos clientes, mas também o bem-estar dos animais, fortalecendo a confiança entre o estabelecimento e os consumidores.
4. Análise de mercado
Para a implementação do Treinamento 4Como: Apaixonados pelo seu Pet, os principais concorrentes são as grandes redes de pet shops, que possuem treinamentos personalizados e dominam uma fatia significativa do mercado. Empresas como Petmoura, que desenvolve softwares próprios de gestão e treinamento, já atendem a maioria das grandes redes.
Porém, o diferencial do Treinamento 4Como está na acessibilidade. O software da Petmoura tem um custo elevado, limitando o acesso dos pequenos pet shops—negócios de bairro que representam grande parte do mercado, embora tenham um faturamento menor que as grandes redes.
Nosso aplicativo será leve, baseado em Android e compatível com diversos dispositivos. Como estratégia comercial, teremos:
A humanização no atendimento pet melhora não apenas a experiência dos clientes, mas também o bem-estar dos animais, fortalecendo a confiança entre o estabelecimento e os consumidores.
Para a implementação do Treinamento 4Como: Apaixonados pelo seu Pet, os principais concorrentes são as grandes redes de pet shops, que possuem treinamentos personalizados e dominam uma fatia significativa do mercado. Empresas como Petmoura, que desenvolve softwares próprios de gestão e treinamento, já atendem a maioria das grandes redes.
Porém, o diferencial do Treinamento 4Como está na acessibilidade. O software da Petmoura tem um custo elevado, limitando o acesso dos pequenos pet shops—negócios de bairro que representam grande parte do mercado, embora tenham um faturamento menor que as grandes redes.
Nosso aplicativo será leve, baseado em Android e compatível com diversos dispositivos. Como estratégia comercial, teremos:
·Versão Free: com anúncios e treinamentos sem interatividade;
·Versão Full: com interatividade completa e gamificação.
A proposta foi desenvolvida com base em dados coletados por pesquisa de mercado realizada via Google Forms, enviada a 15 contatos de e-mail aleatórios. Os resultados indicaram uma alta demanda por soluções de treinamento acessíveis e interativas.
Vejamos os resultados a seguir.
A crescente profissionalização do setor pet evidencia a necessidade de treinamentos eficientes, acessíveis e inovadores. O Treinamento 4Como: Apaixonados pelo seu Pet propõe uma abordagem humanizada e gamificada, garantindo que profissionais do setor tenham as ferramentas necessárias para oferecer experiências diferenciadas aos clientes e seus animais.
BRASIL. Ministério da Agricultura e Pecuária. Setor Pet: faturamento 2023 base 1º semestre. Disponível em: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/camaras-setoriais-tematicas/documentos/camaras-setoriais/animais-e-estimacao/2023/38a-ro-26-10-2023/setor-pet-release_faturamento-2023-base-1o-sem.pdf>. Acesso em: 17 maio 2025.
PET SHOP CONTROL. Super manual de fidelização de clientes em pet shops. Disponível em: <https://shre.ink/ehTo>. Acesso em: 18 maio 2025.
ROBERT HALF. Por dentro do mercado pet: conheça as principais oportunidades e desafios do setor no Brasil. Disponível em: https://www.roberthalf.com/br/pt/insights/pesquisas/panorama-de-pets. Acesso em: 17 maio 2025.
ROYAL CANIN. Crescimento da população felina e do mercado pet brasileiro. Disponível em: <https://portalvet.royalcanin.com.br/saude-e-nutricao/negocios/crescimento-da-populacao-felina/>. Acesso em: 17 maio 2025.
SISTEMA PETMOURA. Sistema para Pet Shop: Gestão Eficiente com o PetMoura. Disponível em: <https://sistemapetmoura.com.br>. Acesso em: 18 maio 2025.


Comentários
Postar um comentário