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Doug Lemov: aula nota 10 para a Seduc-SP

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Imagem do pixabay “Acho que as técnicas que descrevo são úteis inclusive para docentes que têm amplo conhecimento da disciplina que lecionam” ( Lemov em entrevista para a Folha de São Paulo em 2010 ). Doug Lemov está no cotidiano escolar paulista gostem ou não. Com a mudança de secretário da educação em 2022 e a chegada do Material Digital o livro Aula Nota 10 se tornou o carro chefe da educação paulista, substituindo, ao menos diretamente, o livro Ensino híbrido: personalização e tecnologia da educação de Lilian Bacich, o queridinho do secretário anterior (2018-2021) e até o livro as Dez novas competências para ensinar de Phelippe Perrenoud, que desde o início dos anos 2000 era tido como o antídoto ao método considerado tradicional de transmitir conhecimento, ou seja, a famosa aula “GLS” Giz, Lousa e Saliva. “Meu livro trata muito mais de como transmitir o conhecimento para os alunos” (Lemov para a Folha de São Paulo). Doug Lemov tem uma leitura leve semelhante a um diálogo, trata-se ...

Quatro Filósofos Iluministas: Ideias e Contribuições

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Imagem do pixabay Componente Curricular: História, 8º Ano. Currículo Paulista: Habilidade: EF08HI01 Identificar e problematizar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo, bem como compreender seu legado no processo de instituição de direitos, deveres políticos e civis. Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise Objeto de conhecimento: A questão do iluminismo e da ilustração. Material Digital 2025, aula 1, 1º bimestre: Introdução às ideias Iluministas . O arquivo está formatado para impressão de 2 folhas por páginas. Você pode utilizar para fazer o fechamento da aula. Acesse o quadro em PDF clicando em Quatro Filósofos Iluministas: Ideias e Contribuições .

Avaliação escolar

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Imagem do pixabay “No princípio era um caos. Um dia, o professor descobriu que podia mandar o aluno para fora da sala de aula, que a instituição cuidava de ameaçá-lo com a expulsão. Mais tarde um pouco, descobriu que tinha em mãos uma arma muito mais poderosa: a nota. Começa a usá-la, então, para conseguir a ordem no caos. O caos se fez cosmos, o maldito cosmo da nota…” (VASCONCELLOS, 1995, p.15).   Segundo Celso Vasconcellos (2010, p. 140) “A avaliação deveria ser uma mediação para a qualificação da prática educativa escolar”. Mas na prática como isso ocorre? No perfil tradicional a avaliação tem como característica: a) ser quantitativa e classificatória, “nota azul” e “nota vermelha” em uma escala de 0 a 10; b) atuar como instrumento de controle e/ou disciplinar, aprova e reprova o estudante; c) está presa a uma perspectiva punitiva ; servir como disciplinador para a vida adulta. Na escola o estudante aprende a obedecer, cumprir tarefas, questionar pouco, ser avaliado e punido, ...