Primeira Guerra, Revolução Russa e Neocolonialismo

Primeira Guerra, Revolução Russa e Neocolonialismo
Imagem do pixabay

Componente curricular: História, 9º Ano

 

Currículo Paulista:

 

Habilidades:

EF09HI10 Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.

EF09HI11 Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

EF09HI14 Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.

 

Unidade temática: Totalitarismos e conflitos mundiais

 

Objeto de conhecimento:

O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial; A questão da Palestina; A Revolução Russa A crise capitalista de 1929.

 

As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos.

 

Lista de questões para interpretação, revisão e retomada de algumas aulas de História para o 9º ano do Ensino Fundamental

As questões e os textos formam desenvolvidos com base no Livro do Estudante, 9º ano, volume 2, 2º Bimestre.

 

Clique aqui para acessar o Livro do Estudante, 9º ano, volume 2, 2º Bimestre.


Clique aqui para baixar o PDF da lista de atividades.



ATIVIDADES


Aula 1: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL – PARTE 1 (página 10)

Criada pelo Tratado de Versalhes, a Liga das Nações tinha como objetivo promover a paz e a cooperação internacional, no entanto sua eficácia foi comprometida por dois fatores: 1) ausência dos Estados Unidos, que não aderiram à organização; 2) falta de poder coercitivo, tornando-a incapaz de impor suas decisões e prevenir novos conflitos.

 

1) Qual era o principal objetivo da Liga das Nações, segundo o texto?

 

Aula 3 A RÚSSIA CZARISTA (página 16)

No dia 30 de outubro de 1905, então, Nicolau II assinou este documento conhecido como Manifesto de Outubro, em que concedia liberdades civis e políticas, viabilizando a criação de um Parlamento – a DUMA [...]. A abertura política possibilitou o nascimento oficial de partidos políticos na Rússia, mas todos eles eram facilmente supervisionados pelo governo, enquanto a DUMA era controlada pela aristocracia, e o czar tinha pleno poder de dissolver o Parlamento caso julgasse conveniente.

 

2) Qual foi o documento assinado por Nicolau II em 30 de outubro de 1905?

3) Qual foi o principal objetivo do Manifesto de Outubro?

 

Aula 4 REVOLUÇÃO RUSSA: CAUSAS E PROCESSO REVOLUCIONÁRIO (página 24)

Lenine percebia, certamente, tão bem quanto seus opositores, que a Revolução democrática ainda não se tinha completado, ou, mais exatamente, que, apenas iniciada, começava a recuar. [...] Os mencheviques, como sempre, julgavam ser missão deles sustentar a burguesia liberal. A aliança deles com os socialistas revolucionários nada mais era do que um meio de alargar e de consolidar aquele apoio.


4) Segundo o texto, o que Lenine percebia sobre a Revolução democrática?

5) Qual era a missão dos mencheviques, segundo o texto?

 

Aula 5: REVOLUÇÃO RUSSA: IMPACTOS MUNDIAIS (página 29)

Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa unem-se em uma Santa Aliança para conjurá-lo: o papa e o tsar, Metternich e Guizot, os radicais da França e os policiais da Alemanha. Que partido de oposição não foi acusado de comunista por seus adversários no poder? Que partido de oposição, por sua vez, não lançou a seus adversários de direita ou de esquerda a pecha infamante de comunista?

 

6) O que, segundo o texto, ronda a Europa?

7) Qual é o tom geral do texto em relação ao comunismo?

 

Aula 6: FORMAÇÃO DA URSS E STALINISMO (página 34)

O stalinismo foi marcado por um controle rígido e centralizado do governo soviético, onde o Partido Comunista, sob o comando de Stalin, controlava todos os aspectos da sociedade. Esse regime se destacou pelo uso de propaganda, censura, repressão política e a eliminação de qualquer forma de oposição, consolidando um sistema totalitário que dominava todas as esferas da vida pública e privada na União Soviética.

 

8) O que caracterizava o controle do governo soviético durante o stalinismo?

9) Como o regime stalinista consolidou seu poder?

 

Aula 7: NEOCOLONIALISMO: EXPANSÃO DO CAPITAL (página 38)

O "fardo" é descrito pelo autor como uma missão árdua, ingrata e exaustiva, que os europeus devem carregar para "civilizar" os povos colonizados. Kipling retrata essa tarefa como um sacrifício necessário, no qual os europeus devem "enviar seus melhores filhos" para "servir" aos colonizados, enfrentando desafios como a resistência dos povos nativos ("agitadores e selváticos") e a ingratidão desses povos. O tom do poema sugere que os europeus veem essa missão como um dever moral, mas também como um peso difícil de suportar.

 

10) Como o autor descreve o 'fardo' que os europeus devem carregar?

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