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Da Economia Tradicional à Nova Economia

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Nos últimos 30 anos, a economia brasileira passou por profundas transformações. Desde a cadeia produtiva até as relações de trabalho, tudo foi reconfigurado para atender às demandas dos tempos atuais. Até meados dos anos 1990, vivíamos em uma economia fechada ao mercado externo, o que, na prática, resultava em cadeias produtivas com pouca ou nenhuma concorrência, uma vez que o objetivo era atender às necessidades locais e imediatas. Um exemplo disso pode ser observado no setor de calçados: havia apenas duas ou três marcas predominantes, o que limitava significativamente o poder de escolha dos consumidores. Esse modelo econômico, voltado para um atendimento local e baseado em demandas intuitivas calcadas em crenças, costumes e tradições culturais, foi substituído por um sistema mais eficiente. Com a abertura econômica e a entrada do Brasil na era da Globalização e do Neoliberalismo, as empresas nacionais enfrentam dois caminhos: 1) ajustar seus modelos de gestão/negócio à competição ext...

A criança, a lei e o trabalho infantil

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Em 1996 o professor doutor Airton José Morelli desenvolveu uma dissertação de mestrado intitulada A criança, o menor e a lei: uma discussão em torno do atendimento infantil e da noção de inimputabilidade . O texto tem como objetivo discutir a criança e o adolescente, analisando como eles eram (e ainda são) compreendidos pela sociedade, pela mídia e pelo direito. Antes da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a legislação que tratava do tema era o Código de Menores, que fornecia parâmetros para o julgamento de crianças e adolescentes, mas não assegurava seus direitos. Com o ECA, duas mudanças fundamentais ocorreram: 1. O reconhecimento do menor de 18 anos como cidadão; 2. A descentralização das políticas de proteção à criança. Outro ponto central do texto é a discussão sobre a figura do “menor delinquente”. Crianças e adolescentes frequentemente aparecem na mídia, especialmente em programas policiais, sendo retratados como um problema social que exige vigilância cons...

Jogo: Rotas de Povoamento das Américas

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Componente Curricular: História – 6º Ano. Habilidade: EF06HI06 Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano. Este tema é abordado no Material Digital de 2025 da Seduc SP, na aula intitulada " Rotas de Povoamento na América " (Aula 12, 1º bimestre) . Sobre o jogo:  A atividade consiste em completar um quadro com os itens faltantes, que estão organizados em três categorias: Teoria, Descrição e Rotas. O kit, em impressão única, contém: 3 tabuleiros e 1 conjunto de peças. Dica:  Forme grupos com os alunos para promover interação e maior engajamento. Abaixo, o arquivo em PDF para impressão e recorte. Jogo: Rotas de Povoamento das Américas Desejo uma excelente aula a todos!